Professores Permanentes
Foi Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pós-doutora (Universitè Paris Descartes, Paris 1, Sorbonne, França, (2017)). Possui doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005) . Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de educação, Campus II, Alagoinhas.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Grupo de pesquisa: Iraci Gama
Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: literatura afro-brasileira
Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia em co-tutela com a Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Língua Portuguesa: Texto pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Graduada em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia e professora do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo das Tradições Orais e do Patrimônio Imaterial (NUTOPIA/UNEB).
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida
Grupo de pesquisa: NUTOPIA
Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e modos de Vida.
Grupo de pesquisa: NUTOPIA
Áreas de interesse: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Teoria Antropológica, Teoria da Comunicação.
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014).
Linha de pesquisa: Letramento, identidades e formação de educadores
Grupo de pesquisa: GRAFHO -Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral, GEREL Resiliência, Educação e Linguagens; e, GEPHEG – Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero.
Áreas de interesse: Linguagem, Prática Pedagógica, Lingüística.
Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia no ano de 2004. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDuC/UNEB-2009). Concluiu o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/UFBA) em 2015, integrando o grupo de Pesquisa GELING. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação- DEDC-I da UNEB, do curso de Pedagogia, professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB) e como professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural/Pós-Crítica. Desenvolve uma pesquisa (sem fincanciamento) no estágio de pós-doutoramento sob a supervisão da professora dra. Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi PPGED/UFRN.
Linha de pesquisa: Letramento, identidades e formação de educadores.
Grupo de pesquisa: GELING
Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos, Artes Cênicas, Profartes, Educação.
Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Lingua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco – UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1995).
Linha de pesquisa: Políticas de Letramento no Semiárido, Letramento, identidades e formação do professor.
Áreas de interesse: Lingüística Aplicada, Linguística Textual, Ensino-aprendizagem de língua materna, Letramento e formação do professor de língua materna, Estudos de lexicografia cultural.
Possui Graduação em Letras Vernáculas (Universidade Federal da Bahia/1987), Mestrado em Letras e Linguística (Universidade Federal da Bahia/1995) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/2005). É Professora Titular de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica/UNEB). Vice coordenadora do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (gestão 2016-2018), tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, pesquisando os seguintes temas: tradição oral, identidade cultural, literatura oral e conto popular.
Linha de pesquisa: Literatura, produção cultural e modos de Vida.
Grupo de pesquisa: NUTOPIA
Áreas de interesse: Outras Literaturas Vernáculas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa.
Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade estadual de Feira de Santana – UEFS - em convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras nesta ultima universidade (2008). Concluiu pós doutorado em Letras – metacrítica feministaPolíticas públicas para a literatura feminina- na UFMG(2015).
Linha de pesquisa: Políticas de gênero, subjetividades e crítica feminista, Literatura, Subalternidade e Micropolítica, Textualidade, contexto e mediação escolar, Margens da literatura.
Áreas de interesse: Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa.
Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de língua inglesa, cinema e adaptação cinematográfica.
Áreas de interesse: Literaturas de Língua Inglesa, Crítica Literária e Ensino de Literatura.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pelo PosAfro/UFBA, (2013). É professora da Universidade do Estado da Bahia, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB/CAMPUS XI).
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação do Professor do PPG em Crítica Cultural/UNEB/CAMPUS II, Cultura, Corporeidade e Identidades.
Grupo de pesquisa: Iraci Gama
Áreas de interesse: Sociologia, Identidade, Gênero e Raça, Sociologia das relações raciais, Educação e Relações Raciais, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras Modernas – Université de Toulouse II – Le Mirail (1977) e doutorado em Semiologia – Universite du Quebec (1989). Atualmente é professora aposentada da UNEB, professora associada na Université du Québec à Montréal , professora permanente do programa Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do programa Crítica Cultural da UNEB, Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, literatura brasileira, telenovela e Canudos.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2010), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique/Maputo), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Graduação em Letras (PUC-SP) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPQ (2015).
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Grupo de pesquisa: Iraci Gama
Áreas de interesse: Literatura Afro brasileira e Africana, Literatura infanto-juvenil.
Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente lidera o grupo de pesquisa GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens) e atua na linha (Auto)biografias literárias como recurso de resiliência.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Grupo de pesquisa: GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens)
Áreas de interesse: Teoria Literária, Comunicação, Leitura literária.
Possui graduação em Letras Vernáculas (2001) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2003), Mestrado em Letras e Linguística (2007) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora adjunto/B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde coordena a área de SIP – Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e desenvolve pesquisa em Análise do Discurso.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Grupo de pesquisa: Gerel
Áreas de interesse: Leitura e Produção de Textos, Lingüística Textual, Análise do Discurso, Semântica, Metodologia da pesquisa em educação, Cultura popular e de massa.
Possui graduação em Letras Vernáculas c Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988), especialização em Estudos Literários pela UEFS (1993) mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2001) e pós-doutorado pela Université Paris 8 (2004).
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, Literatura, Subalternidade e Micropolítica, Textualidade, Contexto e Mediação Escolar.
Áreas de interesse: Metodologia da Pesquisa em Crítica Cultural, Literatura Comparada, Literatura e Cultura Política, Literatura Brasileira, Teorias e Crítica da Cultura.
Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1989). Doutor em Literatura (Área de concentração: Teoria literária) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008) e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1999).
Linha de pesquisa: Estudos de Gênero e identidades sexuais na literatura; Teoria e Crítica literárias; Literatura, produção cultural e modos de vida.
Grupo de pesquisa: Enlace (UNEB) e Cultura e Sexualidade
Áreas de interesse: Letras, Estudos literários, Crítica literária, Teoria Literária.
Possui graduação em Letras, Licenciatura em Português e Alemão, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), na área de Teoria da Literatura, e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), na área de Teoria da Literatura, subárea de Estudos Culturais.
Áreas de interesse: Teoria Literária, Estudos Culturais, Cultura Brasileira Com Ênfase Em Culturas Marginais, Editorialização e Normalização de Publicações Técnicas, Língua e Literatura Alemã, Tradução Técnica.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UFBA e doutorado em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia – UFBA. É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Linha de pesquisa: Sexualidades e Direitos Humanos, Educação e Trabalho, Identidades e formação de professores/as, Cultura e Conhecimento: Transversalidade, Interseccionalidade e (in)formação, Difusão do Conhecimento - Informação, Comunicação e Gestão
Grupo de pesquisa: Enlace
Áreas de interesse: Antropologia Urbana, Sociologia Urbana.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Coordenador do CA-LL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2007-2009), membro do CATC/CNPq (2008-2009), consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, FAPEMIG, FAPESP, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais aposentado, diretor da Editora UFMG (2000-2015).
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e modos de Vida.
Áreas de interesse: Literatura
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (2009) com estágio doutoral no CNRS – Paris/França.
Grupo de pesquisa: Pós-Teoria
Áreas de interesse: História, Arquitetura e Urbanismo.
Professores Colaboradores
Licenciada em Letras Vernáculas pela PUCRS, Mestre e Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, com Pós-Doutoramento Em Letras (Filologia) pela UFBA; Pós-Doutoramento em História (Paleografia e Diplomática) pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutoramento em História (Relações Internacionais) pela UnB. É Professora Associada do Instituto de Letras e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. É Membro Titular do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Inovação do ILUFBA. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois; pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University. of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores
Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada
Associate Professor of Brazilian Literature and Culture Affiliate Faculty in Latina/o Studies and Latin American and Caribbean Studies Core Faculty in Global and International Studies Courtesy Appointment in African and African American Studies School of Languages, Literatures & Cultures – Department of Spanish & Portuguese University of Kansas.
Doctor en Historia por la Universidad Autónoma de Barcelona y profesor en la École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de París. Ha participado en numerosas obras colectivas y ha publicado artículos sobre la contrarrevolución, el carlismo, el regionalismo y el nacionalismo, los partidos políticos, el republicanismo, la monarquía, la sociabilidad, los exilios, la historia y la literatura, la historiografía y la violencia política. Colabora habitualmente en diarios y revistas españolas: El País, El Mundo, El Imparcial, Letras Libres, La Aventura de la Historia.
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG.
Linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Professores
Grupo de pesquisa: Letramentos, identidades e Formação do professor
Áreas de interesse: Língua Portuguesa
Professores Visitantes
Pós-doutorado no Programa de Crítica Cultural - UNEB - Alagoinhas (2021). Pós-doutorado no LEIRIS (Laboratoire d'Études Interdisciplinaires sur le Réel et les Imaginaires Sociaux) - Université Paul Valéry - Montpellier III (2020-2021). Doutor em Arquitetura e Urbanismo PPGAU-UFBA (2016). Mestre em Teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo NPGAU-UFMG (2007). Graduação em Belas Artes -UFMG (2002) e graduação em Arquitetura e Urbanismo - Instituo Metodista Izabela Hendrix (2003). Professor no IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) Campus Santa Luzia desde 2015. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo - IFMG (2023). Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural - UNEB (2021). Pesquisador Visitante na Université Paul Valéry - Montpellier III (2023). Líder do LITS - Laboratório Integrado de Tecnologia Social.
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida.
Áreas de interesse: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: tecnologia social.
Moche, poeta y crítico literario. Especializado en literaturas amerindias y literaturas no oficiales de América Latina. En el ámbito educativo tengo un especial interés en los procesos culturales del mundo de la escuela y la educación intercultural. Doctor y magíster en Literatura Peruana y Latinoamericana, por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, y maestro en Ciencias Sociales con Mención en Lingüística Andinas y Amazónica por FLACSO-Escuela Andina de Postgrado, donde estudie Educación Intercultural Bilingüe. Profesor principal y actual director de la Escuela Académica de Literatura de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos y Presidente de la Sociedad de estudios sobre América Latina y el Caribe (SOLAR).
Linha de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida.
Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.