Produções Docentes
Águas – Moradas de Memórias
Sinopse: Águas – Moradas de Memórias é mais uma travessia de estudos realizados sobre autoria negro-feminina. Águas bravias e calmas adquirem, neste livro, relevância e constituem imagens que suscitam e agregam sentidos, memórias e sentimentos em palavras poéticas de algumas autoras negras brasileiras e africanas de países em língua portuguesa. Esses eixos temáticos mostram-se como guardadores de memórias em suas dicções literárias e as águas naturais apresentamse culturalizadas, pois oceanos e rios são cantados com traços marcados e simbolizados por múltiplas memórias, territorialidades, identitárias e ancestralidades. Assim, as poetas se apropriam da força pujante e vigorosa das águas de modo diferenciador e até transgressor de discursos literários da época das grandes navegações por terras ocupadas e usurpadas, atribuindo-lhes outras signifi cações e conferindo novos sentidos, atravessamentos e ressonâncias.
Cartografias em construção – Algumas escritoras de Moçambique
Sinopse: Este livro resulta da pesquisa “A Literatura de Autoria Afro-feminina em Moçambique e na Bahia-Brasil” desenvolvida no estágio pós-doutoral (2016-2017). Esta obra apresenta trinta autoras de Moçambique, acompanhadas de dados biográficos, resultado da varredura inicial, bem como breves apresentações sobre suas produções literárias, também seguidas de concisas leituras-interpretativas. Há também a menção a algumas autoras portuguesas em Moçambique, encontradas no percurso da pesquisa, e um abreviado dossiê das trilhas de estudo.
Descolonização do conhecimento no contexto Afro-Brasileiro
Sinopse: O livro apresenta ao leitor textos que abordam a produção do conhecimento e, concomitantemente, a sua descolonização no âmbito do contexto afro-brasileiro. A obra apresenta ainda uma coletânea de artigos, derivados de comunicações orais, nas modalidades de conferências, mesas-redondas, palestras, simpósios, homenagens e rodas de conversas das edições dos Fóruns Pró-Igualdade Racial e Inclusão e Internacional 20 de Novembro e do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, realizados no campus Cruz das Almas, entre 2012 e 2014, organizados pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), da UFRB.
Ações Libertárias
Sinopse: Mais do que nunca, é preciso reforçar a importância de estimular práticas que tenham os Direitos Humanos como pressuposto. A Educação é o caminho para o desenvolvimento de propostas que permitam a ampliação de horizontes e o apontar de caminhos e rotas alternativas que ponham em evidência a viabilidade de mudança de paradigmas. Nesse sentido, o livro Ações libertárias: leitura e escrita em contextos de cárcere insinua-se como uma proposta que une Direitos Humanos e Educação ao nos brindar com um livro não teórico, sem a pretensão de ser pioneiro, mas que se soma a iniciativas que têm por objetivo revelar as demais facetas de sujeitos em regime de privação de liberdade, outorgando-lhes o lugar de autores e colaborando para o esfacelamento de preconceitos e amarras que não permitem uma aproximação com aqueles que, uma vez estigmatizados pela sociedade, passam a ser vistos com parcialidade e distanciamento. Venha libertar-se através da palavra e das imagens ludicamente mediadas pela literatura. Neste livro você encontra vários gêneros poéticos e narrativos de pessoas que não limitam a sua liberdade a espaços construídos. Pessoas que constroem sua liberdade através da palavra e da literatura: lendo e escrevendo. Além disso, você encontra o relato de como esses textos foram produzidos por privados de liberdade, cumprindo suas sentenças em regime fechado, mas que se abriram ao lúdico na poesia, através de rodas de leitura desenvolvidas dentro do sistema prisional. Além de textos literários poéticos e narrativos, também será possível encontrar produção imagética na capa e nas seções, produzidos por essas pessoas que se libertam através da palavra, pois suas imagens são reflexos de suas leituras de textos literários. Acreditando que ações libertárias são sempre bem-vindas onde quer que a liberdade seja cerceada, eis aqui uma obra que visa a contribuir para que todos os sujeitos tenham a oportunidade de ser vistos em sua completude, de mãos dadas com as possibilidades estéticas que a literatura estimula e promove.
Estudos de crítica cultural: diálogos e fronteiras
Sinopse: Este livro é a reunião dos escritos dos professores do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-crítica) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e aponta para expectativas e perspectivas da crítica cultural no âmbito acadêmico-científico considerando sua dimensão de alteridade racial, de gênero, sexualidade, classe, geração, estética e considerando também sua dimensão histórica e política.
O que fazer com o cabelo de Marly?
Sinopse: Os textos reunidos no livro O QUE FAZER COM O CABELO DE MARLY? se referem à atenção que o autor, o professor Ari Lima, tem dedicado à produção musical dos negros, particularmente, na cidade de Salvador. Portanto, a pergunta do título enfatiza, por um lado, um diferencial de gênero na relações raciais, mas, por outro lado, considerando a força simbólica do cabelo crespo do negro, sustenta uma pergunta monumental que o povo negro se fez e se faz após a abolição da escravatura e o advento de uma possível sociedade moderna no Brasil, autodefinida como igualitária e sem restrições étnicas e raciais: o que fazer com o cabelo, mas também o que fazer com o corpo, a consciência, a história e a condição social negra em um país que ao mesmo tempo prega igualdade e pratica submissão simbólica. Para se ler e refletir.
Uma crítica cultural sobre o pagode baiano. Música que se ouve, se dança e se observa
Sinopse: Ari Lima faz neste livro uma incursão primorosa no universo do chamado pagode baiano, retirando com mestria o gênero da zona de estigma. O autor historia e analisa essa prática social urbana articulando criativamente na sua crítica cultural os conceitos de raça, gênero e classe social. A pesquisa etnográfica realizada e a consistência teórica desse ensaio resultam numa leitura acurada do pagode baiano entendido como expressão estético-comportamental de jovens negros e pobres no seu esforço de integração a uma sociedade marcada pelo racismo. Putões , moleques , periguetes , viados e outros atores aparecem da rede relacional do pagode baiano, cuja dinâmica e trajetória ganham aqui interpretação original e apropriada.
Estágio e Prática Pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula
Sinopse: A obra Estágio e prática pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula pesquisas realizadas por pesquisadores no âmbito dos programas de Pós-graduação stricto sensu com foco nas tecnologias digitais na sala de aula, envolvendo estudantes e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
Envelhecimento (res)significando vidas e reconhecendo o que é de direito
Sinopse: A obra, intitulada Envelhecimento: (res)significando vidas e reconhecendo o que é de direito, apresenta a coletânea de textos produzidos no I Seminário sobre envelhecimento saúde e projeto de vida, organizados por professores e pesquisadores que discutem a temática. Teremos prazer de ler artigos abordando sobre a importância da memória ao longo da vida e as narrativas orais e escritas ecoam na rememoração de fatos da vida instalados no passado e traduzidos no presente; além disso, destacamos as políticas públicas e garantia dos direitos das pessoas idosas regulamentados no contexto brasileiro. Nas instituições e grupos de trabalhos direcionados à terceira idade, temos observado que mulheres e homens da terceira idade estão cada vez mais se envolvendo em projetos culturais e sociais. Na Universidade do Estado da Bahia, temos a UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) como Projeto de Extensão. Tal projeto tem fortalecido os grupos de idosos e idosas de regiões diferentes do estado. No Campus II da UNEB, temos desenvolvidos muitas atividades de linguagem, arte, música e cultura digital. E as mulheres idosas têm exercido o protagonismo nas atividades artísticas e lúdicas.
Letramento, identidades e formação de Educadores: Imagens Teórico-Metodológicas de Pesquisas sobre Práticas de Letramentos
Sinopse: Esta obra resulta do esforço de três pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia no intuito de promover e divulgar com a comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas, assim como de seus colaboradores. Reúne ensaios produzidos por professores e pesquisadores participantes do I Simpósio sobre Letramentos: Pressupostos Teórico-Metodológicos e Perspectivas Educacionais. Os textos, apresentados nos capítulos se constituem em trabalhos, em sua maioria, inéditos, resultantes de pesquisa de programas de pós-graduação em stricto sensu e de projetos de pesquisa vinculados a Capes/CNPq e Fapesb; além de textos elaborados a partir de projetos de Iniciação Científica e Extensão. O conjunto de textos representa satisfação de reunir diversas perspectivas de investigação na pesquisa acerca das práticas de letramentos experienciados em contextos diversos, contemplando assim perspectivas teórico-metodológicas diferenciadas, constituindo um imagem das discussões realizadas durante o evento.
Letramento, identidades e formação de Educadores: pesquisa e formação – práxis pedagógica
Sinopse:
Letramentos, Empoderamento e Aprendizagens
Sinopse: A obra se insere no âmbito dos estudos de letramentos numa perspectiva etnográfica e educacional, na intenção de apresentar as narrativas autobiográficas de cinco mulheres idosas, residentes na comunidade rural de Saquinho, Bahia. Os objetivos do livro se concentram na identificação das trajetórias de vida associadas ao contexto sociocultural da localidade supracitada; suas experiências educacionais na comunidade, na família e na escola; e as práticas culturais vinculada aos letramentos construídos nas esferas pública e privada. Apresenta as trajetórias de vida de um grupo de mulheres, destacando as experiências e aprendizagens, os saberes, os habitus, as táticas de letramento e as formas como se inserem nos eventos de letramento no cotidiano e nos espaços escolares. Na perspectiva dessas idosas, as aprendizagens da leitura e da escrita não foram materializadas nos espaços do TOPA. Tal fato implicou em sentimentos de frustração e desmotivação, direcionando o “fracasso na aprendizagem” à crença de que as dificuldades da idade impedem a tão desejada aprendizagem da leitura e da escrita.
Letramentos no estágio supervisionado e formação de professores
Sinopse: Apresenta uma coletânea de ensaios organizados por professores da USP, UFS, UFBA, UESC, UEFS e UNEB que participaram do II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio, no DEDC – Campus II – Uneb. Os textos apresentam proposições teóricas, resultados de pesquisa e de experiências metodológicas no campo de estágio.
Narrativas de vida de idosos: memórias, tradição oral e letramento
Sinopse: Nesta obra são apresentadas histórias da cultura oral e letrada de Saquinho, mostrando nuances e interfaces entre oralidade e letramento. Foi observado um dado relevante: a maioria dos idosos da comunidade de Saquinho não sabia ler e escrever, constituindo um grupo não escolarizado e semiletrado. A ausência do uso da escrita não impossibilitava o rememorar de suas histórias do passado. O poder da oralidade despertava a necessidade de fazer gravações e registrar no papel aquelas histórias preciosas de pessoas com idade entre 75 e 115 anos.
Pesquisa e formação docente: imagens, retratos e aprendizagens construídas nas trajetórias individuais e coletivas professores em formação
Sinopse: A obra intitulada Pesquisa e formação docente: imagens, retratos e aprendizagens construídas nas trajetórias individuais e coletivas professores em formação é resultante dos projetos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, do Departamento de Letras, no Campus II – UNEB e objetiva apresentar os produtos da pesquisa, convidando professores, pesquisadores e estudantes para conhecer os ensaios, promovendo reflexões acerca das diversas pesquisas realizadas.
Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas
Sinopse: A obra Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas – apresenta os resultados de pesquisa produzidas a partir do projeto de pesquisa Narrativas de formação em comunidades urbanas e rurais, desenvolvido no Departamento de Educação de 2010-2014. O projeto contou com a participação de estudantes de letras do Colegiado de Letras – Departamento de Educação – Campus II – UNEB, nos âmbitos da pesquisa de IC – Iniciação Científica e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da organização da obra é dar visibilidade as práticas de pesquisa autobiográfica e os resultados iniciais do método (auto)biográfico. A coletânea de textos é apresentada em diversos tons, desde a autobiografia de estudantes da educação básica, professoras aposentadas, professores rurais e mulheres idosas até aprendizes da leitura e da escrita. Assim, a obra reúne textos e protagonistas diversos e autores que colaboraram na trajetória investigativa da pesquisa autobiográfica. Acreditamos que os textos ora apresentados nesta obra servirão para o estudo, debate e, principalmente, como motivação para a ampliação dos estudos (auto)biográficos em outras dimensões.
Perfil de um intelectual brasileiro exilado-Heron de Alencar, 1921-1972-biografia política e sentimental e discursos literários
Sinopse: A Série Teses e Dissertações torna público o conhecimento produzido pelos docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu e contribui para o fortalecimento dos seus cursos a partir da publicação científica e de qualidade. Neste volume a autora trata de uma biografia do exilado Heron de Alencar.
Eu vim contar outras coisas da Bahia (estudos críticos de literatura e cultura)
Sinopse: O livro procura dar conta da diversidade cultural e de identidades de expressões escritas e orais da Bahia. Declarada como um local onde a diversidade e a pluralidade cultural constrói uma forma única e híbrida de viver, que se projeta na linguagem e em espaços críticos, faz com as autoras se interessem em apresentar aquilo e aqueles que ficaram à margem da história oficial da terra. A compreensão desse universo singular que é a cultura baiana foi descortinada com a entrada das teorias contemporâneas que tornou evidente a riqueza e complexidade da sua cena cultural. Os ensaios reunidos neste livro, portanto, evidenciam as várias faces da cultura da Bahia e ressignificam um mundo deixado à margem.
Leituras Amadianas
Sinopse: A análise crítica das leituras modernas é quase sempre ambígua na tentativa de representar um mundo diferente da vida europeia “civilizada”. A ideologia de Jorge Amado em não assumir, inteiramente, os estatutos da Modernidade, lhe deu liberdade criativa para experimentar gêneros e misturar os modos de narração erudita e popular. Após a década de 1980, as teorias originárias de teóricos brasileiros e de outros pós-colonizados abriu a brecha para se compreender o que o escritor queria estampar em suas narrativas. Seus escritos tentavam representar a massa, o lugar da rua e os modos de viver de negros, mulatos e brancos da cidade baixa e alta. Neste livro, os ensaios críticos sobre a produção de Jorge Amado evidenciam as faces da cultura híbrida baiana capturada pelo escritor, desconstruindo os analistas da Modernidade e ressignificando um mundo deixado à margem.
Imaginários literários e culturais
Sinopse: O Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) apresenta a obra Imaginários literários e culturais, que reúne artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em Letras e áreas afins. Este volume dá destaque aos estudos do imaginário e de gênero com um recorte para as diferentes formas de violência. As investigações partem do imaginário épico, passa pelas diferentes formas de sexualidade e erotismo, problematizando as formas de representação da sexualidade e das questões de gênero. Com tal desafio, os trabalhos reunidos aqui nos convidam a uma reflexão acerca de como a violência se confunde com os discursos que dão sustentação às relações de poder: seja no espaço doméstico, seja nas organizações públicas.
Teoria e Prática de Leitura do Texto Literário
Sinopse: Esta obra destaca preocupações sobre o ensino da Língua Portuguesa e suas literaturas nas séries finais do ensino fundamental com discussões teóricas e práticas. Os capítulos abordam diferentes perspectivas de ensino da leitura do texto literário. Por questões de recorte e para direcionar o uso pedagógico, o Conselho Editorial do Programa dividiu os capítulos em duas coletâneas. Nos dois casos, foi privilegiada a pesquisa e o diálogo entre teoria e prática na sala de aula da educação básica.
Ensino de Literatura e Cultura: do resgate à violência doméstica
Sinopse: Este livro apresenta uma prática cultural de leitura a partir da interdisciplinaridade das abordagens sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher. O autor propõe que a crítica relacionada aos Estudos de Gênero e aos Estudos Culturais seja incorporada à recepção dos textos literários de forma que teoria e práxis, integradas, constituam um solo fecundo para os passos iniciais dos leitores rumo ao encontro com a Cidadania. A obra explora algumas abordagens ideológicas para construir sua prática de leitura como identidade, alteridade, hibridismo e emancipação da mulher; por outro, seus roteiros de leitura são sustentados por conceitos estéticos como paródia, intertextualidade e recepção crítica.
Registros literários: memórias e crimes
Sinopse: Tratando das mais variadas abordagens sobre o mal, o crime e a memória, este livro desloca o leitor por diferentes momentos históricos e diferentes textos: a Bíblia, os mitos gregos, narrativas brasileiras, argentinas, portuguesas e norte-americanas.
Sombras do mal na literatura
Sinopse: Esta obra traz diferentes recortes de leitura do mal como uma aprendizagem para reconhecermos os limites e a força humana vencendo as adversidades da sociedade moderna.
Deslocamentos da escritora brasileira
Sinopse: O livro apresenta uma coletânea de ensaios que privilegia o espaço e a escrita de autoria feminina brasileira, cujo eixo temático explora o deslocamento estético e social da escritora que, por meio de um duplo movimento, questiona o cânone ao propor uma literatura engajada com as conquistas sociais da mulher. Entre os deslocamentos, destaca a invisibilidade que algumas escritoras têm sofrido no decorrer da história da literatura brasileira como sua ausência na Semana de Arte de 1922, a invisibilidade da paranaense no cenário nacional e o esquecimento de Alina Paim, uma socialista com mais de dez obras escritas, entre 1944 e 1979. Dos deslocamentos espaciais, os organizadores lembram os estudos sobre as fronteiras da casa na ficção de autoria feminina, que tanto pode ser vista como local de novas identidades, como lugar de opressão de onde as protagonistas querem fugir em busca de outros espaços, suas heteropias. São analisadas obras de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz, Helena Parente Cunha, Cora Coralina, Conceição Evaristo, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles, Lívia Garcia-Roza, entre outras.
A Sílaba na Alfabetização de Crianças e Adultos
Sinopse: “A partir da década de 80, com a entrada do construtivismo no Brasil, até os anos atuais, pouquíssimo material se produziu a respeito do papel do sistema de escrita da língua portuguesa especialmente das unidades sublexicais para o processo de alfa betização e sua aplicabilidade ao ensino. O resultado é que alfabetizadores vêm se sentindo órfãos e abandonados à própria sorte (como muitos têm relatado nos encontros de formação) pelas instituições que deveriam existir para os apoiarem e os orient arem. Uma das maiores angústias desses docentes traduzse na pergunta que sempre fazem: “Como posso alfabetizar sem explorar as letras e as sílabas?”. A autora desta obra certamente responderia: não podem. O professor precisa das letras e das sílabas para ensinar a ler. É verdade que não se devem repetir os velhos métodos tradicionais. Há muita coisa nova possível de se criar reunindo os estudos sociais, culturais e linguísticos na sala de aula, tornando, assim, o ensino da leitura e escrita meno s penoso para professores e alunos. Com a obra A sílaba na alfabetização de crianças e adultos, em sua larga experiência como alfabetizadora, pesquisadora e formadora de professores, Cláudia Martins Moreira pretende trazer sua contribuição a esta q uestão. Para tal, faz um estudo detalhado sobre o papel da sílaba na aprendizagem da leitura de crianças e de adultos. Todavia não se restringe às discussões acadêmicas.
Estratégias de aquisição da leitura
Sinopse: O livro propõe uma didática de ensino da leitura desde a educação infantil que não se limite apenas a incentivar a leitura e sim ensinar a ler. De acordo com a autora, “o tema se mostra como urgente para um país que está entre os mais sofríveis em termos de desempenho em leitura dos estudantes em geral”. A professora Cláudia Martins dedica-se a pesquisas sobre leitura há mais de 25 anos.
As palavras e as culturas: estudos da relação entre léxico e cultura na realidade baiana
Sinopse: O livro As palavras e as culturas: estudos da relação entre léxico e a cultura na realidade baiana reúne trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes Universidades que tratam do modo como as culturas se manifestam nas palavras e do modo como as palavras suportam certos discursos culturais na Bahia.
Crítica Cultural e Educação Básica – Diagnósticos, proposições e novos agenciamentos
Sinopse: Este livro reúne textos que foram apresentados no II Fórum Nacional de Crítica Cultural e é resultado das articulações dos estudos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus II, em Alagoinhas. A coletânea de textos apresenta proposições de linhas de pesquisa do programa, a saber: margens da literatura, letramento, identidades e formação do professor e narrativas, testemunhos e modos de vida.
Letramento e Senso Comum: A Popularização da Linguística na Formação do Professor
Sinopse: O livro de Cosme Batista dos Santos busca responder como os professores alfabetizadores em formação compreendem e representam conceitos de teorias linguísticas que fazem parte do currículo de formação inicial. Tais respostas constituem uma importante reflexão sobre como os professores organizam conhecimentos relativos ao seu objeto de ensino, especificamente a escrita na língua materna, e como esses modos singulares de compreensão e organização são mobilizados para fazer sentido em situações de ensino-aprendizagem. (…) O livro traz uma reflexão importante sobre os significados da formação de professores para a educação básica ao comprovar por meio de suas análises que a ação de ensinar é social. O autor nos mostra que construir conhecimentos não é uma atividade exclusivamente cognitiva, pois, nesse processo, atravessam-se histórias e momentos de subjetividade, que, não raro, são desconsiderados pela universidade formadora. (da apresentação de Angela B. Kleiman).
Acolhendo as línguas africanas – segundo momento
Sinopse: O Livro com o titulo Acolhendo as Línguas Africanas: segundo momento, está apresentada em formato de coletânea. Trata-se da organização de vários trabalhos realizados por diferentes estudiosos, participantes de conferências, mesas-redondas e demais mesas coordenadas do II Seminário Acolhendo as Línguas Africanas. O evento foi realizado em Salvador, em 2008. O objetivo da coletânea como a expectativa desta publicação é contribuir para ampliar o conhecimento do publico leitor quanto à herança africana no Brasil. Os textos buscam ilustrar a importância e sua contribuição para a cultura brasileira, aqui destacando notadamente os aspectos linguísticos. Desse modo, este livro tem ainda uma importância maior, prestar um tributo da academia às línguas negro-africanas, e aos seus atores falantes, enquanto partícipes que foram da construção do português brasileiro e do Brasil. Consideramos este livro a razão maior que justifica o próprio título deste livro: Acolhendo as Línguas Africanas.
Contos e Causos da Bahia
Sinopse: As narrativas orais aqui apresentadas são resultado do trabalho iniciado na década de 1990 por pesquisadores do Núcleo de Estudos da Oralidade – NEO, na Universidade do Estado da Bahia. Na época, o NEO atuava como um projeto integrado ao Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular (PEPLP/UFBa), então coordenado pelas professoras Doralice Fernandes Xavier Alcoforado e Maria del Rosário Suarez Albán, pioneiras nos estudos das poéticas orais na Universidade Federal da Bahia.
Ensaios de malandragem e preguiça
Sinopse: Relendo contos populares do ciclo de João Preguiçoso e de Pedro Malasartes recolhidos no estado da Bahia, estes ensaios mostram a permanência dos temas malandragem e preguiça na cultura brasileira, acompanhando os princípios identitários que os fortalecem. Descrevendo os mecanismos de produção dos textos populares, este livro contribui para o estudo da tradição oral e para uma compreensão mais ampla da cultura brasileira, mostrando a vitalidade das narrativas orais em suas relações com outros textos de cultura, da história em quadrinhos à literatura escrita.
Cultural Intersection Brazil-India: What can Cultures and Literature do?
Sinopse: O livro Interseções culturais Brasil-Índia: o que podem cultura e literatura?, organizado por Edil Silva Costa, Arizângela Figueiredo e Mukesh Kumar, é fruto do Colóquio Diálogos em comum: o que pode a literatura e Culturas entre Brasil e Índia? realizado em outubro de 2018, no Centre of Spanish, Portuguese, Italian and Latin American Studies (CSPILAS) da Jawaharlal Nehru University (JNU), em Nova Délhi. Realizado com o apoio da Embaixada do Brasil na Índia, o Colóquio foi gestado como uma atividade do Projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais, coordenado pelo Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos. O Projeto se propõe a investigar formas e sentidos da emergência de potências transnacionais como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), envolvendo pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Alagoinhas, e do Programa de Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O engajamento de JNU, portanto, ao abraçar este projeto, proporcionou um espaço de diálogo entre brasileiros e indianos no qual foram discutidas aproximações e distanciamentos entre suas culturas.
Sete estudos de literatura oral e cultura popular
Sinopse: O livro da professora Edil Silva Costa reúne artigos escritos em momentos diversos, produzidos ao longo de quase 15 anos de carreira acadêmica. Os artigos são a expressão da busca da pesquisadora por respostas a respeito da relação entre a literatura e cultura do ponto vista da produção espontânea do povo. O livro também analisa a presença da tradição oral em obras de renome como Grande Sertão Veredas.
Vozes, peformances e arquivos de saberes
Sinopse: O livro reúne textos sobre práticas de pesquisa das literaturas da voz, problematizando temas e métodos de pesquisa e refletindo o papel e importância das poéticas orais na educação e na cultura.
Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas
Sinopse: Com base em experiências de nove diferentes pesquisadores no processo de ensino-aprendizagem de professores em formação, o livro apresenta artigos que discutem e propõem reflexões acerca da prática docente. Os trabalhos apresentados têm como foco as questões que dizem respeito à formação e prática do profissional de Letras.
Linguagens e Cognição
Sinopse: Trata-se de uma coletânea em homenagem ao centenário do falecimento do célebre linguista francês Michel Bréal e aos 35 anos da publicação da obra Methaphors We Live By, escrita pelo linguista George Lakoff e pelo filósofo Mark Johnson em 1980. Constitui- se por capítulos de autoria de pesquisadores que desenvolveram estudos em Semântica/Linguística Cognitiva, que atuam em diferentes universidades brasileiras e em uma argentina. Seu objetivo principal é socializar pesquisas desenvolvidas nessa área do saber.
Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos
Sinopse: O livro resulta da reunião de artigos que abordam diferentes perspectivas do léxico linguístico, notadamente da Língua Portuguesa, com o intuito de apresentar uma visão mais diversa das produções acadêmicas neste campo disciplinar. Nos artigos, o léxico é analisado sob diferentes pontos de vista e enfoques, como por exemplo, a partir da sua morfologia, semântica, fraseologia ou da sua interseção com a gramática. É também evidenciado o seu papel no contexto da literatura, do estudo científico do desenvolvimento linguístico e da tradução.
Outros olhares sobre o sertão nordestino
Sinopse: Este livro busca agrupar diversas vertentes sobre sujeitos, personagens e histórias do sertão nordestino, atravessadas pela mesma perspectiva: a dos estudos de gênero. Dessa forma, reúne reflexões que apontam tanto para a construção de modos de viver, de corpos, de subjetividades como para a possibilidade de desconstrução de estilos de vida que certas narrativas, práticas discursivas, encenam. Nessa linha, são abordados temas como o feminino no cangaço, a construção de masculinidades no mundo sertanejo, as violências e formas de resistência do sujeito humano sertanejo nordestino, o imaginário que marcou a elaboração de uma textualidade sertaneja/nordestina, de personagens como a mulher-macho, assim como de formas e relatos de vida que têm se colocado contra esta trama textual.
Sob a luz de Lampião: Maria Bonita e o movimento da subjetividade de mulheres sertanejas
Sinopse: O livro SOB A LUZ DE LAMPIÃO da professora Jailma Moreira trata-se de uma investigação crítica sobre a subjetividade da mulher sertaneja, tomando como ponto de partida a peça Lampião, 1953, da escritora nordestina Rachel de Queiroz. Procura-se mostrar no livro as imbricações entre a pessoa de Maria Bonita e sua personagem na peça, apresentando-se na historiografia do cangaço os lugares, representações e os modos de vida das mulheres sertanejas da Região do Sisal no nordeste da Bahia.
Desescritas e Desleituras Contemporâneas e o Jogo do Texto: O Autor e o Leitor nas suas Práticas na Contemporaneidade
Sinopse: Esta publicação integra a Série E-books ABRALIC, que consiste na organização de textos selecionados por organizadores dos simpósios que aconteceram durante o XV Encontro Nacional e o XV Congresso Internacional desta associação, em 2016 e 2017, respectivamente. A série conta com vinte e duas obras disponibilizadas no site da associação. É permitida a reprodução dos textos e dos dados, desde que citada a fonte.
Desleituras – O Autor e o Leitor no Jogo do Texto
Sinopse: Desleituras – o autor e leitor no jogo do texto estende o convite feito aos nossos autores a vocês, leitores, para que queiram conosco (afinal, o querer está na raiz da palavra convite) testar os limites e medidas de hospitalidade (e hostilidade) com o qual as línguas, mídias e textos jogam. Nessa perspectiva, o leitor/escritor contemporâneo entra no jogo dos textos a partir da perspectiva da (des)leitura, pensada como poiesis: ato poético, no sentido aristotélico do termo, isto é, um ato de leitura criativo, em que se atualizam a(s) potencialidade(s) do texto literário, e da leitura como desdobramento criativo e como mediação – para outras materialidades, gêneros, línguas. Para tanto, os nove artigos que compõem este livro estão organizados em três eixos temáticos. No primeiro, as figuras do tradutor e do editor e sua faina são focalizadas pelas lentes desses nem sempre reconhecidos atores literários. O segundo eixo focaliza as práticas de tradução e seus impactos para o jogo da escrita e da leitura contemporâneas. No terceiro e último eixo, as materialidades do texto e a relação entre leitores, autores e textos entram em cena trazendo para o centro as questões subjacentes às nossas inquietações ontológicas e epistemológicas: “O que é autor na contemporaneidade?”, “O que e como o texto diz?”, “Como diferentes atores, processos e materialidades intermediam nosso contato com os textos?”, “Como aprender a desler?”.
Figuras da violência moderna: confluências Brasil-Canadá
Sinopse: Os textos desta coletânea focalizam as formas e expressões da violência no imaginário contemporâneo. Seus autores são pesquisadores brasileiros e canadenses que trabalham com esta temática, visando a possíveis mapeamentos das distintas representações e figuras da violência no mundo de hoje, especialmente nas sociedades norte- -americanas (Canadá e Estados Unidos) e brasileira. No contexto brasileiro, a violência estudada é a que foi cometida pela ditadura militar (1964-85) em relação a jovens da classe média classificados como “subversivos”, temática esta que também compreende a passagem entre a marginalidade das guerrilhas e a marginalidade atual dos traficantes de drogas, organizados nas neofavelas.
Imaginaires transculturels entre le Canada et le Brésil
Sinopse: Ces romans défont et construisent tout à la fois, par une ambiguïté toujours vivace, les noyaux symboliques qui s’amalgament pour fonder ce qu’on peut appeler les espaces-gigognes. Si les charnières montrent la nature des contacts, les gigognes font ressortir les modes d’emboîtement signique qui président aux symétries et/ou asymétries entre les frontières et les centres des sémiosphères. » L’essai de littérature comparée de Licia Soares de Souza rassemble les conclusions de ses recherches menées dans le cadre de colloques universitaires au Brésil, en France, au Québec et au Manitoba. Il vise à rendre compte des fructueux échanges culturels entre le Brésil et le Canada, et plus particulièrement des relations littéraires interaméricaines. À travers l’analyse comparative de plusieurs romans, la chercheuse révèle la présence de similitudes frappantes dans la représentation des rébellions métisses du XIXe siècle menées au Canada par Louis Riel et au Brésil par Antonio Conselheiro. Sa réflexion autour du transculturalisme des Amériques traite également des problématiques de l’espace urbain en prenant comme exemples Montréal et São Paulo.
Pour Une Géopoétique Interaméricaine
Sinopse: La géopoétique suppose, par sa nature même, une analyse des rapports des humains avec la nature. Ces correspondances font fusionner le corps et l’esprit dans de lents cheminements évoquant les liens entre le ciel et la terre. Elle implique un exercice de la pensée, guidée par une perception détaillée, car la conception holistique humboldtienne force le regard à parcourir les traces vivantes des lieux. Comment envisager dans ces conditions un état poétique du concret des villes et traiter les marcheurs des rues et les simples passants comme des géopoéticiens ? Dans cet ouvrage, Licia Soares de Souza s’est attachée à se centrer sur une géopoétique en privilégiant Montréal comme ville de la littérature québécoise contemporaine, car elle permet d’étudier les mouvements des individus et des groupes avec leurs formations culturelles à travers la configuration urbaine de la métropole québécoise. Dans la majorité des œuvres analysées, la ville est plus qu’un décor puisqu’elle dévoile une mise en scène d’appareils poétiques concernant les relations des protagonistes avec les endroits où ils développent leurs expériences, individuelles ou collectives. Cet essai littéraire, riche de connaissances érudites et approfondies, offre au lecteur la découverte d’un mouvement regroupant des chercheurs et artistes en quête de rapports privilégiés avec le monde.
Pragmática Pós-Metafísica. O Infradireito da Literatura e no cinema brasileiros
Sinopse: Como se formou o crime organizado no Brasil?Como se formaram as milícias? Qual o modo de existência do Estado de Direito na sociedade brasileira?Os Direitos Humanos acabaram numa sociedade neoliberal? Por que essa sociedade não tolera mais debater sobre os Direitos Humanos?
Vozes em luta: poemas para vencer a solidão
Sinopse: Como pode uma ancestralidade ser contemporânea? Se pergunta Maysa Miranda no Prefácio deste livro. É que aqui existem poemas que se agitam e se rebelam face aos problemas sócio-políticos do país. Mas não são poemas radicalmente militantes, espécies de panfletos prontos a refletir uma realidade cruel de injustiças. Eles não se negam a expor as vicissitudes de nossa vida, mas operam com uma argucia própria à poética moderna. Aquela poética heterogênea, desdobrada em muitas vozes, mesclada de sotaques agudos, nascidos de confrontos diversos em constante transformação.
Áfricas e diásporas na literatura infanto juvenil no Brasil e em Moçambique
Sinopse: Em Áfricas E Diásporas Na Literatura Infanto-Juvenil No Brasil E Em Moçambique, Maria Anória de Jesus Oliveira fala dos estudos linguísticos da literatura produzida nos países de língua portuguesa que fizeram parte da diáspora africana, uma consequência do processo de escravização que durante três séculos levou pessoas de várias origens na África para os países coloniais, no caso o Brasil sendo o centro da análise. Áfricas E Diásporas Na Literatura Infanto-Juvenil No Brasil E Em Moçambique apresenta a análise de três livros literários infanto-juvenis, sendo dois de autores brasileiros: Ogum, O Rei De Muitas Faces E Outras Histórias De Orixá, de Chaib e Rodrigues, O Espelho Dourado, de Heloisa P. Lima e Mbila E O Coelho, editado em Moçambique de autoria de Rogério Manjate.
Educação em Tempos Atuais: Experiências e Desafios no Exercício da Docência
Sinopse: Neste livro, os organizadores Maria de Fátima Berenice da Cruz e Antonio Roberto Seixas da Cruz falam sobre como ser professor no terceiro milênio é estar aberto à redefinição de conceitos e procedimentos construídos sob parâmetros de uma tradição colonial, cujo teor baseia-se em repetir experiências vividas em outros países. Para fugir dessa armadilha, buscam-se soluções nos ambientes comunitários, atendendo às exigências de uma educação voltada para realidade brasileira e baiana, mas inserido nos contextos da globalização e da tecnologia.
Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor
Sinopse: Esta obra discorre sobre a utilização do texto literário na sala de aula e questiona o modo de apropriação da leitura literária, visando a criação de propostas didático-metodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. O texto defende a inserção da leitura literária no processo de escolarização, salientando que esta pode ser uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem de textos literários por crianças, jovens e adultos.
Letramento e tecnologia em pesquisa na formação do educador
Sinopse:
Um Nordeste Literário em Verso e Prosa
Sinopse: Essa obra é um recurso de discussão e conhecimento de leitura sobre a literatura nordestina. No primeiro capítulo fazemos uma leitura sobre quatro poemas do escritor Sosígenes Costa, que viveu no Sul da Bahia no período modernista brasileiro. O segundo capítulo é dedicado ao escritor Graciliano Ramos e sua literatura subterrânea; no terceiro capítulo fazemos uma leitura da obra Viva o Povo Brasileiro de João Ubaldo enquanto espaço de reescrição da cultura brasileira através da releitura dos texto fundacionais. No quarto capítulo continuamos com a obra ubaldiana mas agora com destaque especial para um diálogo entre a personagem Maria da Fé e a figura mítica de Antônio Conselheiro; e no quinto capítulo apresentamos a poética de Eurico Alves, poeta feirense que produziu em pleno modernismo brasileiro.
Devir Negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil
Sinopse: O livro DEVIR NEGRO – Por Democracia e Cidadania Cultural do Brasil, organizado por Maria Nazaré Mota e Osmar Moreira, traz uma reflexão sobre a problemática do negro no Brasil atual em que se aponta a necessidade de nos posicionarmos contra o retorno da “Casa Grande/Senzala” e suas violências simbólicas, jurídicas, sociais e econômico-políticas.
Literatura Afro-Brasileira
Sinopse:
Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens
Sinopse: O ambiente escolar é tradicionalmente o local dos conflitos interiores e aprendizados múltiplos. As relações étnico-raciais na escola podem ser tanto de conflito quanto de harmonia, vai depender do tipo de linguagem adotada por educadores e gestores para lidar com a questão. O livro é um valioso instrumento para professores, coordenadores e pesquisadores que estão dedicados na luta por uma sociedade e sistema educacional mais justo e solidário.
Letramentos, Identidades e Formação de Educadores: Imagens Teórico-Metodológicas de Pesquisas sobre Práticas de Letramentos
Sinopse: Esta obra resulta do esforço de três pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia no intuito de promover e divulgar com a comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas, assim como de seus colaboradores. Reúne ensaios produzidos por professores e pesquisadores participantes do I Simpósio sobre Letramentos: Pressupostos Teórico-Metodológicos e Perspectivas Educacionais. Os textos, apresentados nos capítulos se constituem em trabalhos, em sua maioria, inéditos, resultantes de pesquisa de programas de pós-graduação em stricto sensu e de projetos de pesquisa vinculados a Capes/CNPq e Fapesb; além de textos elaborados a partir de projetos de Iniciação Científica e Extensão. O conjunto de textos representa satisfação de reunir diversas perspectivas de investigação na pesquisa acerca das práticas de letramentos experienciados em contextos diversos, contemplando assim perspectivas teórico-metodológicas diferenciadas, constituindo um imagem das discussões realizadas durante o evento.
A luta desarmada dos subalternos
Sinopse: Uma condição para enfrentar e desmontar dispositivos de controle disseminados pelos sistemas de dominação, isto é, o Estado e suas vinculações com o capital, é a crítica permanente a toda e qualquer forma de representação, bem como à criação de espaços nômades de gestão pedagógica dessa (auto)crítica. O esvaziamento de um signo de poder e saber reativos torna-se impotente se não articulado a uma interpelação da lei e suas dobras no espaço público ou clandestino. Oferecemos, neste livro, um encontro com a rebeldia selvagem e libertária, encarada, do ponto de vista do campo linguístico-literário, como ciência e ação direta.
Arquivos, testemunhos e pobreza no Brasil
Sinopse: Organizado pelo professor Osmar Moreira dos Santos o livro, editado pelo selo UNIVERSALIS, traz relatos de pesquisas que resultaram em artigos sobre os testemunhos da pobreza no Brasil, articulando as diversas perspectivas e pontos de vista. O objetivo principal da coletânea é interrogar sobre o sentido e funcionamento do arquivo pós-virada arquivística que aconteceu no final dos anos 1990. Tanto Estado quanto capital podem usar os arquivos para controlar os pobres e despejados da língua, da cultura e do território, mas os mesmos servem também como forma de resistência política e estética. O livro serve a pesquisadores da área de linguística, cultura e questões sociais.
BAHIA CONTEMPORÂNEA: Sob o crivo de tradições fortes
Sinopse: Trata-se da reunião de artigos científicos produzidos em vários domínios do conhecimento, a exemplo da história, educação, teoria literária e crítica cultural, encarando a Bahia como objeto de investigação. O ponto de partida é Canudos, para se repensar a interpretação de Euclides em Os Sertões, confrontada com a metáfora de Belo Monte, de Antônio Conselheiro, e dessa tensão vislumbrar, contemporaneamente, outros diálogos, outras perspectivas postas em movimento, principalmente, ao tomarmos como emergência a entrada em cena do Partido dos Trabalhadores e seus modos de governar o Brasil e a Bahia. A metodologia, articulada em cada texto, bem como a que dá forma e articulação ao conjunto deles para esta coletânea, envolve suspender, através do tempo de duração da leitura, a Bahia colonial de longa duração, suas violências simbólicas, estruturais, institucionais, escravistas, e, com essa suspensão provisória, tornar possível outras historicidades, outras escolas, outros aparatos de produção cultural, a emergência de outras línguas e sujeitos de direitos. Espera-se, com essa coletânea, oferecer aos leitores, estudiosos e pesquisadores, ferramentas para o trabalho multidisciplinar, além de uma imagem mais precisa da Bahia, suas instituições, seus agitadores culturais e educadores, visando a novos enfrentamentos contra os discursos e práticas da barbárie, que nunca abandonam a velha Bahia colonial. Sem cortes epistemológicos, como os que praticamos, aqui, não há como romper séries e padrões, muito menos vislumbrar frestas e linhas de fuga.
Folhas venenosas do discurso: um diálogo entre Oswald de Andrade e João Ubaldo Ribeiro
Sinopse: Desde que se instalou a crítica da modernidade, efetuada pelas teorias pós-estruturalistas, os discursos sobre a literatura têm-se pautado por uma postura caracterizada pela interlocução de vozes e pela mobilidade do olhar do leitor que transita por múltiplos espaços do saber. …
UM BANQUETE ANTROPOFÁGICO: Violência originária e táticas de negociação cultural emergentes no Brasil
Sinopse: Uma questão incontornável ao espírito político e ao intelectual público, hoje no Brasil e na periferia do Capital, é a da ordem dos despejos linguístico, cultural, territorial e ontológico a que foram submetidos quase 80% do povo brasileiro ao longo de sua história, cujo nosso maior desafio é não só o de como instalar uma máquina de guerra conceitual e simbólica no cerne da tripartição do pensamento arborescente (um eu forjado pelo colonizador, de ontem e de hoje; a representação do mundo imposta pelo capitalismo genocida e seus sistemas; os meios e suportes de circulação de seus valores em agonia) e construir com esses despejados uma epistemologia popular libertária, mas principalmente o de criar condições para que cada despejado, individual ou coletivamente, possa dispor de uma língua que dê forma ao seu devir rebelde contra a “palavra de deus” que tem legitimado essas ordens de despejo, instituído uma política de morte e se transformado em deus-dinheiro e, através dessa língua combativa, empenhar sua vida como um estilo e condição para se estar com o mundo, emancipando-o, e não como um de seus farrapos. Oferecemos nesse livro, então, as ferramentas para através da obra de Oswald de Andrade, Glauber Rocha, Caetano Veloso e João Ubaldo Ribeiro, e suas conexões, confrontos e disseminações, se construir um mapa das dores e das doenças do colonizado e fazer dessas feridas o lugar da política e da revolução a favor da vida como obra de arte e da cidadania cultural.
Primeiros passos de um crítico cultural
Sinopse: O livro tem como escopo a produção literária brasileira do século XX, mas vai além disso trabalhando a poesia de Gregório de Matos, Alberto Caeiro e a música de Caetano Veloso. A experiência crítica do autor apresenta elementos panorâmicos, transcendentes e históricos sobre a produção cultural brasileira. Fundamental para pesquisadores, curiosos e interessados em compreender a literatura e cultura produzidas no Brasil no século XX.
Um Oswald de bolso: crítica cultural ao alcance de todos
Sinopse: A antropofagia é um desses conceitos — talvez até um desses pontos nodais — que, de há uns trinta anos para cá, vem disputando — ou ainda: é disputada —, enquanto possibilidade de apreensão daquilo que nos fosse peculiar. A presente obra que a leitora, o leitor tem em mãos — Um Oswald de bolso: crítica cultural ao alcance de todos, de auto-ria do Prof. Osmar Moreira — é instigante, um acontecimento, porque nos coloca exatamente no meio desses aspectos nodais, em que o simbólico, o imaginário e o real se tocam. A propósito desse acontecimento representado pela obra do Prof. Os-mar, gostaria de, a cunho de “nariz de cera”, esboçar brevemente alguns âmbitos de ocorrência — se é que eu o possa dizer assim — do pensamento de Oswald de Andrade justamente no lapso de tempo dos últimos decênios.
Homocultura e Linguagens
Sinopse: No livro organizado por Fábio Figueiredo Camargo e Paulo César Garcia são apresentados textos de pesquisadores sobre aspectos da homocultura presentes na história e na literatura em diversas culturas. Os pesquisadores renomados na temática desmistificam aspectos da homocultura e como as expressões da linguagem demonstram a sua presença nos mais inesperados contextos. Leitura recomendada para todos: pesquisadores, estudiosos e interessados.
Interfaces: Cultura, Contemporaneidade e Subjetividades
Sinopse: Os ensaios conservam a marca da intertextualidade como meio de expressar experiências de um local e das suas várias faces para disseminar histórias de vida, retratos de uma época, formação de identidades, discursos atravessados de poder e reflexos das representações de um lugar.
Intersexualidades / Interseccionalidades: Saberes e Sentidos do Corpo
Sinopse: Livro resultado do congresso internacional homônimo realizado em Salvador – BA em setembro de 2018, “Intersexualidades / Interseccionalidades”, organizado pelo Prof. Dr. Paulo César García e pelo Prof. Dr. Emerson Inácio conta com 17 artigos dos palestrantes e participantes do evento. Com artigos em torno dos desdobramentos dos dircursos de gênero e as suas interseccionalidades, conta com os seguintes autores, entre brasileiros, portugueses, argentinos, espanhóis etc: Ana Luísa Amaral, Maria Irene Ramalho, Paulo César García, Emerson Inácio, Marinela Freitas, Mário César Lugarinho, Rafael Mérida Jiménez, Catherine Dumas, Jorge Luis Peralta, Isabel Caldeira, Simone Pereira Schmidt, Marcus Antônio Assis Lima, José Carlos Felix, Djalma Thürler, Josué Soares, Duda Woyda, André Luís Mitidieri Pereira, Elisabete Costa Silva, Fábio Figueiredo Camargo e Catarina Martins.
Literatura e representações do homoerotismo
Sinopse: Esta produção denominada como livro de bolso visa abordar as representações do homoerotismo na literatura, tratando de refletir as práticas discursivas relacionadas aos desejos, às enunciações do amor, ao trânsito da deriva amorosa, …
Crítica cultural, crítica social e debate acadêmico-intelectual
Sinopse: Durante uma vida de produção intelectual, muito do que é pensado, refletido e debatido se perde nas vivas apresentações em eventos. O propósito da Crítica Cultural é justamente fazer o resgate de tudo que é discutido pelos intelectuais em ambiente acadêmico, para assim transportar para fora dos portões universitários tudo de criativo e vibrante que existe nessa vida de pensador da sociedade. No livro CRÍTICA CULTURAL crítica social e debate acadêmico – intelectual, o professor Roberto Henrique Seidel apresenta um pouco da sua trajetória em discussões profundas e inovadoras sobre vários aspectos da análise da produção cultural do ponto de vista da crítica na academia. O título é mais um volume da série Crítica Cultural com ensaios apresentados em eventos.
Deoscoredes Maximiliano dos Santos? Mestre Didi? O Reverberar Ancestral Africano-Brasileiro
Sinopse: DEOSCOREDES MAXIMILIANO DOS SANTOS – MESTRE DIDI: o reverberar ancestral africano-brasileiro conta do mestre nascido em 02/12/1917 em Salvador, filho de alfaiate e mãe de santo, descendente da linhagem real Axipá, uma das cinco famílias fundadoras do reino de Ketu, importante cidade do Império Yorubá, hoje Nigéria, no continente africano. Uma leitura biográfica cheia de detalhes e expressões vivas das pessoas que conheceram e conviveram com o mestre das artes e do saber da cultura africano-brasileira na Bahia.
Do futuro do presente ao presente contínuo: Modernismo vs. Pós-modernismo
Sinopse: Neste livro, o autor apresenta a novidade da era pós-moderna – o próprio domínio socioeconômico passa a ser estetizado, ocorrendo mesmo uma desestabilização das estruturas filosófico-epistemológicas, e das próprias ciências sociais. Na busca de proposições filosóficas, surge uma alternativa de leitura do texto literário como gesto de simbolização da história, resgatando, portanto, a sua dimensão política e o seu comprometimento com o contexto no qual foi produzido.
Econocriativa – Mapeamento e Diagnóstico das Editoras Baianas
Sinopse: A pesquisa Publicações na Bahia: mapeamento e diagnóstico das editoras baianas , ligada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (ex-Literatura e Diversidade Cultural), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e apoiada pelo CNPq e Minc, teve como objetivo principal realizar um mapeamento detalhado das editoras atualmente existentes na Bahia em suas diversas regiões, englobando tanto as que funcionam na formalidade com um apelo comercial, quanto as que operam de forma mais alternativa. Foi realizado um levantamento de informações e dados da economia criativa, no sentido de investigar experiências do setor criativo de livro, envolvendo uma articulação dos setores de Livro e Publicações de Mídias Impressas. Dessa forma, a pesquisa ancora no primeiro dos três eixos colocados pela Secretaria da Economia Criativa como sendo fundamentais para o desenvolvimento e/ou incremento da economia criativa no Brasil, quais sejam: a) mapeamento da informação das cadeias produtivas, com diagnóstico de territórios criativos, de vocações regionais, para formulação de políticas públicas; b) capacitação técnica para gestão de negócios criativos, com formação de gestores, do artesanato à cultura digital; c) promoção e difusão desses empreendimentos em feiras, rodadas de negócios, etc. Considerando aspectos do desenvolvimento como a diversidade, a sustentabilidade, a inovação e a inclusão social, a pesquisa procurou por experiências bem sucedidas com a publicação de livros, assim como o desempenho de coletivos, associações e cooperativas culturais que atuam na área (p. ex. na impressão de cordéis, de livros artesanais) de forma alternativa, podendo ser exemplos de sustentabilidade econômica e social.
Embates simbólicos: estudos literários e culturais
Sinopse: Esta obra trata das interfaces entre estudos literários e estudos culturais a partir da área da Teoria da Literatura. Analisa-se textos narrativos no formato livro impresso, mas também textos mais caracteristicamente culturais, tais como canções, poemas “marginais” e textos da tradição oral. Do ponto de vista teórico, questiona categorias epistemológicas da tradição filosófica ocidental — a noção de identidade e diferença na linguagem mesma, grafocentrismo, representação, territorialidade —, contrastando-as com outras categorias colocadas em evidência nas discussões em torno dos estudos culturais — identidade e diferença cultural, limite e fronteira simbólica, hibridismo, antropofagia, entre-lugar. Propõe o tropos da ponte sobre o abismo das alogeneidades: o texto como articulação sígnico-cultural capaz de dar passagem ao ser por sobre conflitos e tensões do mundo da vida das culturas humanas. Crê-se assim inscrever a prática hermenêutico-crítica do texto literário-cultural como forma válida para a construção de um mundo em que as diferenças estejam democraticamente em diálogo umas com as outras, inter e intraculturalmente, local e globalmente.
Pós-colonialismo, globalização: culturas e desenvolvimento em questão
Sinopse: O Núcleo de Estudos Canadenses e o Centro de Estudos Francófonos da Universidade Estadual de Feira de Santana realizam anualmente seminários temáticos, o que concede uma unidade à diversidade de áreas do conhecimento. De fato, o leitor encontrará nesta coletânea artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento: do Turismo ao Cinema, da Literatura Comparada à Sociologia, da Poesia ao Direito. São textos de investigadores que se integraram, de modo pontual alguns, ou mais duradouro outros, às atividades desenvolvidas por esses dois setores que têm por linhas de pesquisa as (re)configurações identitárias no espaço pós-colonial. Tanto em 2006, com o tema escolhido Sociedades plurais, sociedades inclusivas: cidadania, modernidade, globalização, quanto em 2007, onde a ênfase temática recaiu sobre Pós-colonialismo, globalização: culturas e desenvolvi-mento em questão, as discussões remetem diretamente às questões de no-vos reposicionamentos sobre conceitos recorrentes e que podem ser ditos com diferentes dicções segundo quem e de onde se fala, para quem e por que fala, no Brasil, no Canadá, na França, na África e em outras partes do mundo.
Analista Cognitivo: Uma Profissão Interdisciplinar
Sinopse: Na obra, promove-se o delinear do analista cognitivo em sua realidade concreta. As análises foco desse profissional, se prestam a ações muito diferenciadas umas das outras, mas há um fio condutor também político, ético, social em suas operações de intervenção em dinâmicas de produção. O(A) analista está diante de uma dinâmica que requisita algo além do saber acumulado em sua área de atuação. Ele requisita a ousadia, a invenção, a criação e a consistência de seus operadores metodológicos que deem conta das emergências e produzam aumento de potência e de possibilidades múltiplas em todas as direções e sentidos e de forma radicalmente inclusiva.
Enlaçando sexualidades : uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero
Sinopse: O livro reúne textos que compõem a interdisciplinaridade dos estudos sobre sexualidade e gênero por meio da visão de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que tratam de assuntos recorrentes da vida cotidiana analisados na perspectiva da educação e da sexualidade, da moralidade e outros temas que permeiam a temática da sexualidade e das relações de gênero.
Enlaçando Sexualidades Volume I
Sinopse: A Coleção Enlaçando Sexualidades tem por objetivo articular as diversas áreas do saber vinculadas à questão da sexualidade, enlaçando variadas expressões do conhecimento: saúde, reprodução, …
Enlaçando Sexualidades Volume II
Sinopse: A Coleção Enlaçando Sexualidades tem por objetivo articular as diversas áreas do saber vinculadas à questão da sexualidade, enlaçando variadas expressões do conhecimento: saúde, reprodução, …
Letramento & Beleza
Sinopse: Esta pesquisa é resultado de uma investigação científica nascida da necessidade de entender que os estudos de “letramento” encontram-se em todos os espaços e é multifacetado, versa sobre os saberes constituídos pelos proprietários de salão de beleza.
Pesquisador(a) encarnado(a) experimentações e modelagens no saber fazer das ciências
Sinopse: A obra trata de uma exposição científica que conduz o(a) leitor(a) a uma experimentação multirreferenciada, ética e estética da comunidade epistêmica Enlace: o(a) pesquisador(a) encarnado(a). Nessa trilha, as narrativas construídas pelos(as) pesquisadores(as) sobre a produção, a gestão e a difusão do conhecimento acadêmico do/no grupo, carregam os marcadores sociais estruturantes do ser no mundo, como raça, classe e religião. A obra tensiona as relações de existência e as resistências, debruçando-se sobre os princípios que se configuram, se flagram e deflagram em repertórios linguísticos e atos performativos dos(as) denominados(as) pesquisadores(as) encarnados(as).
Ser ou não ser: uma questão para pegar a masculinidade
Sinopse: O livro busca compreender a performatividade da masculinidade tanto sob a ótica do gênero como da própria sexualidade. Analisa a construção sociocultural da imagem masculina …
Arquivos Literários
Sinopse: A crítica genética, que estuda as transformações de um texto ao longo de sua gênese, terá pouco a pesquisar sobre a recente produção literária. Afinal, com as novas tecnologias, os originais de autor, com anotações e alterações, se tornam raros. Arquivos Literários reúne especialistas responsáveis pela edição crítica de obras importantes da literatura brasileira. Eles discutem esse impasse tecnológico e problematizam a preservação de acervos literários por instituições nacionais e estrangeiras.
Henriqueta Lisboa: Obra completa
Sinopse: A obra da poeta, tradutora e crítica literária Henriqueta Lisboa (1901-1985), contemplada com o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras em 1984, encontra-se aqui reunida em três volumes: Poesia, Poesia traduzida e Prosa, acrescidos de conteúdo no site da autora, com indicações para outros aspectos de sua rica e intensa produção intelectual e artística. Ao dar contornos ao perfil cultural de Henriqueta, esta edição, organizada por Wander de Melo Miranda e Reinaldo Marques, certamente contribuirá para a melhor compreensão dessa figura singular das letras brasileiras.
Os olhos de Diadorim e outros ensaios
Sinopse: Neste conjunto de ensaios, o autor parte de uma indagação renovadora sobre as condições da própria crítica literária atual, a partir da qual testa hipóteses e soluções na tentativa de descrever e resolver impasses, reunindo textos dispersos, escritos e maturados em sua totalidade, no seu característico estilo dinâmico e enxuto que singulariza sua escrita.
A cidade e seu duplo: imagem, cidade e cultura
Sinopse: Os autores discutem sobre o jornalismo, o cinema, os editais de cultura do Estado e coisas tais. Eles usam conceitos tomados de Benjamin, Bataille e Flusser, relativos às imagens reprodutíveis do urbano contemporâneas. E também analisam no sentido histórico de Nietzsche e Foucault e da crítica à indústria cultural de Adorno. São ensaios histórico-filosóficos e políticos, constando de um debate sobre a estética realista.
Experiência Metodológicas Para Compreensão da Complexidade da Cidade Contemporânea
Sinopse: A coleção Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea, dividida em quatro tomos, é resultante da pesquisa homônima realizada, entre 2011 e 2015, pelo grupo de pesquisa Laboratório Urbano, do PPG-AU/FAUFBA, em colaboração com pesquisadores da UNEB e outros pesquisadores convidados. O tomo I. Experiência, Apreensão, Urbanismo refere-se ao processo da pesquisa, e os demais tomos – II. Subjetividade, Corpo, Arte; III. Alteridade, Imagem, Etnografia, e IV. Memória, Narração, História – correspondem às configurações das três mesas de debate e dos respectivos grupos de estudos integrantes dos seminários público e de articulação conclusivos da pesquisa, realizados no âmbito do CORPOCIDADE 4, ocorrido em Salvador, em dezembro de 2014, com a participação dos membros da pesquisa, além de estudantes e outros pesquisadores externos. Todos os autores dos capítulos, dos quatro tomos, foram membros da equipe da pesquisa PRONEM.
Políticas da Escrita: Cartas, Diários e Crônicas (1960 – 1980)
Sinopse: O presente livro reúne pesquisas cuja análise abordam cartas, diários e crônicas produzidas na segunda metade do século XX, período marcado pelas transformações políticas e sociais. Seja no cárcere, no exílio, nas margens da sociedade, no combate às ditaduras da América Latina ou aos processos de homogeneização da cultura e da vida, um conjunto de pessoas exercitaram uma das mais sofisticadas formas de enfrentamento e intervenção: a narrativa escrita.
Produções Discentes
Livro didático de História, de qual África ele fala?
Sinopse: Nesta obra, nos voltaremos ao ensino de África a partir do livro didático, considerando: qual é a África apresentada neste material? A obra contribuirá para que professores, gestores e interessados na temática revejam e repensem procedimentos, práticas pedagógicas, posicionamentos e gestos. Desejando que a partir desta contribuição nossos estudantes negro/as do país afora, reconheçam a si mesmos como sujeitos históricos, com condição e potencial epistêmicos para situar-se e agir sobre sua realidade. Desejando que você leitor/a se junte a este fronte na defesa de um ensino onde os conhecimentos não legitimados pela escola sejam contemplados para que o ensino de África componha a cena do currículo escolar.
O que pode um subalterno: sobre História, Literatura, Crítica Cultural e outras máquinas
Sinopse: A edição comemorativa aos 10 anos do Núcleo de Estudos da Subalternidade (NUES), localizado na Universidade Estadual da Bahia, em Alagoinhas, traz em sua miscelânea uma série de artigos atravessados pelas diferenças temáticas – histórica, literária e de crítica cultural.
Memórias e outras histórias de Zélia Gattai
Sinopse: O livro Memórias e outras histórias de Zélia Gattai realiza um estudo sobre a escrita de memórias de autoria feminina, partindo das obras Anarquistas Graças a Deus (2009), Um chapéu para viagem (1993), Senhora Dona do Baile (1984), Jardim de Inverno (1989), Cittá di Roma (2000) e A casa do Rio Vermelho (1999), da escritora Zélia Gattai. O trabalho aqui desenvolvido percebe a escrita de Zélia como lugar de expressão, manutenção e resistência da subjetividade feminina, além de compreender a vertente memorialística como forma de (re)construção e (re)invenção de si. Ao seguirmos as explanações, observamos que a escrita memorialística de Zélia Gattai permitiu-lhe não somente o empoderar-se, como também, (re)inventar-se à medida que rememorava a si mesma e àqueles com quem conviveu. É por esse caminho que a autora Arlinda Santana Santos convida-nos a seguir, aliando teoria e poesia e fazendo-nos encantar não somente pelas obras estudadas, como também pela condução que dá à sua própria escrita.
A Brincadeira de Cantar Roda
Sinopse: Neste livro, discute-se sobre as reminiscências da brincadeira de cantar roda por um grupo de idosos da comunidade rural de Monte Alegre, Rio Real/BA. Embora não tenham visibilidade e pareçam desaparecidas da prática cotidiana, as cantigas permanecem vivas na memória dos idosos entrevistados nesta obra. Ao ressaltar a função social das cantigas, destaca-se a produção poética em dois momentos específicos: como uma forma de diversão, em reuniões noturnas; e como cantos de trabalho, durante o cooperativismo entre eles.
Entre as Leis e as Letras: Escrevivências Identitárias Negras de Luiz Gama
Sinopse: A trajetória de Luiz Gama se inicia quando seu pai resolve vendê-lo, criança, para pagar dívidas de jogo. Ao alfabetizar-se, utilizou o poder da palavra para legitimar a sua condição de homem livre, desconstruir discursos e inverter a hierarquia. O autodidata baiano foi um divisor de águas na literatura brasileira ao introduzir o eu lírico negro e exaltar sua beleza. Entretanto, o ofício que mais lhe rendeu mérito, admiração e repulsa foi o da advocacia e o da militância. Tendo sentido na pele a escravidão, ofertava serviços jurídicos gratuitos em prol da liberdade dos escravos. Assim, Luiz Gama, negro, abolicionista, jornalista e advogado se tornou um símbolo, por ter resinificado sua existência, o destino traçado em sua pele e lutado pela abolição da escravidão. Esta publicação permite, ao leitor, conhecer esse ilustre personagem da nossa história e sua trajetória de vida.
O que pode a Literatura?
Sinopse: Neste volume, da série Potencialidades, intitulado de O que pode a literatura? reunimos diversos autores para discutir os percursos da literatura e sua capacidade de transformação sóciopolítico-cultural. Para o grande filósofo Aristóteles, a potência consiste nas inúmeras possibilidades de ser, e é através desse conceito que este volume busca pensar a literatura a partir do movimento, do devir, da sua capacidade de tornar-se. Os estudos e as discussões que se fazem neste volume nos ajudam a refletir sobre as nossas vivências de hoje; vivências essas que podem se materializar de formas específicas e pessoais ou de formas generalizadas e sociais. Por isso, apostamos na potência da literatura como sendo o veículo que pode nos conduzir nesses percursos, ajudando-nos a ler o mundo de maneira mais crítica, sensível e empática.
Poesia de Cordel: Leitura e Letramentos na EJA
Sinopse: Poesia de Cordel: Leitura e Letramentos na EJA é uma obra dedicada aos professores, especialmente aos atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que a autora lança o convite à reflexão sobre que práticas de leitura e produções textuais fomentar em contextos educacionais tão diversos. Que concepções de leitura e letramentos a escola precisa defender, tendo em vista o seu compromisso com a formação de sujeitos sociais? Quais gêneros textuais, orais ou escritos, podem favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura? Os textos da tradição oral podem ser potentes instrumentos de formação leitora, mormente na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Que lugar esses textos ocupam no currículo escolar? Sílvia Gomes de Santana Velloso apresenta a Poesia Cordelista, poética oral marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desvalorizados socialmente, como gênero de texto oral/escrito que, em diálogo com as culturas e os modos de vida dos sujeitos que compõem a EJA, pode potencializar o trabalho de formação leitora nessa modalidade educacional. Sendo assim, a autora busca trazer à tona a necessidade de que todo processo de ensino/aprendizagem ocorra em interação com os contextos socioculturais dos sujeitos, considerando a diversidade que os constitui.
Outras Margens do Reisado e do Rio
Sinopse: Este trabalho tem vários méritos, a começar pela proposta básica: o estudo de uma forma de expressão tradicional do patrimônio imaterial brasileiro – o reisado – em uma cidade ribeirinha do rio São Francisco, Ibotirama, BA.
Pérolas Negras e o Direito ao Grito: A Ecocrítica nos espaços politizados em ‘Amada’ de Toni Morrison
Sinopse: O objetivo da pesquisa é identificar as representações ambientais incutidas num discurso de política racial no romance “Amada” de Toni Morrison sob o olhar ecocrítico. A partir de uma percepção sobre o espaço, demonstrando a relação dos espaços ocupados pelos personagens negros com a biodiversidade, na transmissão de sentimentos de topofilia, topofobia, topocídio, com destruição do próprio ser humano. Explora-se a presença da natureza na produção literária dos principais escritores da literatura norte-americana, em busca da legitimação da Ecocrítica como campo epistemológico para uma prática Crítica Cultural. O resultado diz que as análises dos espaços que foram feitas no romance “Amada” transmitem a revitalização de um passado à procura de dar voz a uma nova realidade histórica.
Capítulos em Livros
Rencontre des imaginaires, imaginaires transculturels au Canada et dans les Amériques
Sinopse: Il arrive parfois qu’un ouvrage fasse ressortir une réalité qui semble être en voie de disparição. C’est le cas avec Rencontre des imaginaires , où on découvre des mondes qui s’opposent auxprocessus de sta ndardisationet d’effacement de différence culturelle queu não de par avec la mondialização. Comme le remarquent Adina Balint, Irène Chassaing et Lise Gaboury-Diallo dans Leur introdução, la tendência vers luma competição unidimensionnelle est pressenempate partout, mais les réalités atuelles témoignent d ‘ une pluralio complexo d’identit és et derencontres. Certos,dans plusieurs domaines culturels et políticas, eues efeitos néfastes du numérique et des politiques populistes réduisent l ‘altérité soit à une dualité vidée de toute richesse, soit à une menace sinistre.Ou, les artigos réunis dans cet ouvrage afirmant le contraire. Sans négliger les violências et les angoisses que la rencontre peutfaire paraître , les auteur.es examentlEsconfluências et les divergences d’une grande variété d’imaginaires du dix-neuvième siècl e jusqu’au présent, auCanada et dans les Amériques.
Série Extensão Universitária & Sociedade – v1 – Ecologia de Saberes na Universidade
Sinopse: O Volume I, prefaciado pelo renomado pesquisador português Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra), visou criar um espaço de disseminação da produção extensionista das instituições públicas de ensino superior. A “Ecologia de Saberes”, tema central da obra, surge da constatação de que o domínio dos modelos de desenvolvimento que, historicamente, temos vivenciado passa pela valorização de uma monocultura do saber, que sobrevive pela via de processos de invisibilidade e opressão de grande parte das populações que também produzem e edificam saberes em diversas instâncias, porém sem o reconhecimento da sua relevância social.
Manoel Freire de Oliveira Neto, Rodrigo Caetano Arantes, Sheila Marta Carregosa Rocha e Vitória Regina Quirino de Araújo (orgs.)
Envelhecimento Humano no Século XXI: atuações efetivas na promoção da saúde e políticas sociais
Sinopse: Como é envelhecer no século XXI, em que coexistem o aumento populacional, a mundialização socioeconômica, avanço tecnológico, política internacional, expansão citadina e significativas alterações no meio ambiente? E o ser humano está pensando o envelhecimento? Uns, sim; outros, não. Esta temática foi pensada para estabelecer uma conexão entre as várias áreas do conhecimento e dialogar sobre as políticas sociais e públicas voltadas para a saúde. O cuidar que implica numa relação para além do trabalho, da profissão e da vocação; a ética que está diretamente relacionada com os valores, os deveres e os direitos das relações humanas e sociais; a pesquisa científica, criteriosa, com metodologias próprias e diversas que observa, reflete, analisa e propõe sugestões, soluções para várias questões que circundam as pessoas, em medir sua qualidade de vida, e, consequentemente, perceber como está se processando a longevidade.
A Pesquisa em Literatura e Leitura na Formação Docente: Experiências da Pesquisa Acadêmica à Prática Profissional no Ensino (Volume 3)
Sinopse: A Coletânea A pesquisa em literatura e leitura na formação docente: experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino composta por 3 volumes reúne textos de autores de diversas cidades e universidades do Brasil que têm nesta temática uma de suas preocupações mais relevantes. Abordada desde diferentes perspectivas teóricas e práticas, a temática é discutida pelos autores com um duplo olhar: o do pesquisador – que tem nela o seu objeto de estudo – e o do profissional da Educação – preocupado em ressaltar a dimensão que deveria ocupar a literatura e a prática de ensino da leitura nos currículos que levam à formação docente. Desse modo, programas como o Parfor, Letras e o Profletras dialogam, pelos textos reunidos, com a Graduação e a Pós-graduação em Letras de várias universidades para expor seus resultados nesta área de estudos.
Lugares de fala, lugares de escuta nas literaturas africanas, ameríndias e brasileiras
Sinopse: “Lugares de fala, lugares de escuta nas literaturas africanas, ameríndias e brasileira’ nasce amparada em criteriosa base teórica que dá sustentação ao debate em torno da “colonialidade”. O livro parte do escrito para um diálogo profundo com o oral, a oralidade e performances criativas do texto literário. Nele é dada atenção preferencial aos que, tendo voz, não são ouvidos nas esferas de decisão da sociedade; e reservado espaço a estudos que problematizam e questionam a normalidade vigente. Tudo feito com precisão, densidade analítica e cuidado formal.” Do Prefácio de José Rivair Macedo
República e Democracia: Impasses do Brasil Contemporâneo
Sinopse: Reunindo especialistas de diferentes áreas e orientações, desafiados pelos acontecimentos em curso desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, esta coletânea propõe uma visão de conjunto sobre o contexto político, cultural e social contemporâneo brasileiro. Mobiliza, para isso, parte significativa do que de melhor a universidade tem a dizer, dando perspectiva ao momento presente e, assim, trazendo à tona elementos decisivos dos processos de mais longa duração que a conjuntura ainda esconde. É um livro de intervenção que se apoia em pesquisas acadêmicas rigorosas, um gênero escasso no Brasil de hoje, onde sobram convicções à direita e à esquerda, mas parecem faltar boas perguntas.
Estudos sobre Belo Horizonte e Minas Gerais nos trinta anos do BDMG Cultural
Sinopse: Fundado em 1988, quando a Constituição Federal consagrou o direito à cultura, ao longo de três décadas o Instituto Cultura do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) construiu importantes políticas e programas de incentivo e fomento às artes produzidas pelos mineiros. Inspirado também por outra de suas missões, qual seja, a de gerar conhecimento, reflexão e crítica sobre territórios em que atua, o BDMG Cultural oferece, agora, ao público, esta obra de referência, que enriquece e atualiza o repertório ensaístico sobre Belo Horizonte e Minas Gerais.
O Nordeste em Transformação
Sinopse: O livro “O Nordeste em Transformação” (Rio de Janeiro, editora bicicleta, 2018), organizado por Carlos Sávio Teixeira e Jessé Souza, reúne análises sobre diferentes aspectos da vida social no Nordeste brasileiro contemporâneo, dialogando, de modo ininterrupto, com a ideia de combinar o soerguimento do Nordeste com um projeto nacional de desenvolvimento, gestada nos governos de Juscelino Kubistchek e João Goulart, sob orientação de Celso Furtado, e depois esquecida. É um livro de excelente análise sociológica, e com uma orientação programática que o torna ainda mais instigante e valioso.
NARRATIVAS INSURGENTES: decolonizando conhecimentos e entrelaçando mundos
Sinopse: O livro que você tem em mãos apresenta uma crítica contundente à colonialidade e ao capitalismo, às inúmeras opressões construídas pela modernidade e sustentadas na contemporaneidade. Não se trata de denúncia, que se encerra em si mesma, mas do transbordar de re-existências na construção e visibilização de conhecimentos plurais e projetos de equidade. Ou seja, é força em meio ao caos, como nos inspira a escritora, professora e poetisa indígena Eliane Potiguara. A obra surge da frutífera interlocução entre pesquisadores no I Encontro Pós-Colonial e Decolonial “Diálogos Sensíveis: produção e circulação de saberes diversos”, ocorrido entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019, na FAED-UDESC, organizado pelo AYA – Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais.3 Este livro, portanto, disponibiliza reflexões potentes, compartilhadas nas rodas de conversa do evento por pessoas de distintos campos e lócus de enunciação, na construção de um conhecimento científico coletivo, situado e suleado. Os textos que compõem a presente obra têm a decolonialidade, a interseccionalidade e a desobediência epistêmica como princípio teórico e prático e são escritos por intelectuais comprometidos com a luta antirracista, antipatriarcal e anticapitalista.
Cartografia GelNE: 20 anos de pesquisas em Linguística e Literatura – Volume II
Sinopse: “Cartografia” é palavra inspiradora, da mesma forma que “mapeamento”. Um mapa serve ao propósito da orientação, não só no espaço, mas também no tempo. Se considerarmos que, ao observar os primeiros mapas feitos de nosso planeta, veremos que eles são fechados. Não há neles espaço para mais nada, visto que as mentalidades, em cujo contexto eles surgiram, eram cosmovisões fechadas, ou seja, acreditava-se que tudo que havia para saber já era sabido, não havendo, portanto, necessidade de procurar por mais nada além do conhecido. Essa é a mentalidade antiga, tradicional. A modernidade inaugura um outro tipo de mapa, que é aquele em que aparecem vastas áreas do planeta em aberto, ainda por serem desenhadas. O presente volume surge, assim, como um mapa moderno que, mais do que trazer a exploração e descrição do que já é conhecido, impele para que nos debrucemos sobre aqueles locais indicados no “mapa” como ainda estando em aberto. Insta-nos, desse modo, a que envidemos esforços na exploração desses vazios, mediante a instituição e institucionalização de pesquisas e grupos de pesquisa que abarquem os vazios, as lacunas aqui apontadas.
Práticas de ensino de língua portuguesa e leitura literária
Sinopse: Este livro apresenta resultados de pesquisas realizadas por professores e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em Letras, envolvendo universidades dos estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Sergipe. Trata-se de propostas de reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e de leitura do texto literário, por meio de práticas diversificadas que são respaldadas pelos estudos acerca das multimodalidades, dos multiletramentos e do uso de abordagens subjetivas para a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental.
Livro, leitura e inclusão social no sertão baiano
Sinopse: Ler é o signo-ação deste livro, tanto no sentido cognitvo, o de apreender o código da língua, quanto no de conhecer o contexto da realidade em que se vive. A consciência dessa necessidade foi a contribuição decisiva para se promover e organizar o I Encontro sobre Livro, Leitura e Inclusão Social no Território Nordeste II da Bahia, no povoado de São José do Paiaiá, em Nova Soure, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2014, com o apoio da prefeitura do município, UEFS, UNEB, Capes e Biblioteca Nacional. Signo-ação porque um fato singular originou esse evento: no Paiaiá existe e funciona a maior biblioteca rural do mundo, a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, uma iniciativa de Geraldo Prado, que, ali nascido, filho de um vaqueiro analfabeto, pôde estudar e hoje é pesquisador e professor da UFRJ. Possui essa biblioteca 110 mil livros, 15 mil revistas e jornais, cinco mil gibis, nove computadores interligados à internet. Oferece cursos de artesanato, pintura, esportes, e atende a moradores locais e de municípios vizinhos.
Memória social e cidade: práticas, representações e imaginários
Sinopse: Este é o nono número da Série Memória e Patrimônio, projeto editorial do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, publicado pela Unilasalle Editora. O livro traz trabalhos em torno do tema memória social e cidade, resultantes de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas instituições universitárias e de centros de pesquisa. O objetivo da Série é o de promover a constante atualização do estado da arte da produção científica no campo da memória social.
ENVELHECIMENTO HUMANO: Desafios Contemporâneos – 1ª Edição
Sinopse: A velhice é um processo complexo de alterações na trajetória de vida das pessoas. Refletir acerca da representatividade do envelhecimento é um caminho para compreender o real significado de envelhecer, permitindo aos profissionais de saúde o planejamento de estratégias fundamentadas na realidade. O objetivo deste trabalho é conhecer o que os profissionais atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) atribuem ao envelhecimento e sua percepção acerca desse processo. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “O cuidado à pessoa idosa na ótica de profissionais da Estratégia de Saúde da Família”. A pesquisa é um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido junto aos profissionais da ESF de uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre/RS.
Literatura, outras artes e violência nas Américas
Sinopse:
Gênero, diversidade e resistência: escritas de si e experiências de empoderamento – volume 6
Sinopse: A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins. Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios. Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.
Diversidades, redes de sociabilidade e histórias de vida: outros modos de narrar
Sinopse: Este livro é composto por textos produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países como Portugal, Argentina, Venezuela e, também, de formação acadêmica distinta e enfoques teóricos plurais. Os autores, ao discutir os resultados de suas investigações, revelam importantes dimensões da pesquisa-formação pautadas nas narrativas (auto)biográficas. Enfatizam que os sujeitos, ao narrar suas histórias, entrelaçam e ordenam experiências, atribuem sentido ao que lhes acontece, ampliam a compreensão sobre si mesmos e sobre os contextos nos quais estão inseridos. Nesse sentido, a formação pode ser considerada um trabalho sobre si-mesmo, parte de um projeto existencial mais amplo que abarca toda uma existência. Procurando discutir algumas questões relativas aos processos de pesquisa-formação, o livro se organiza em três grandes eixos: Pesquisa (auto)biográfica e formação: aspectos metodológicos e epistemológicos; Narrativas (auto)biográficas e (auto)formação; e Narrativas em contextos de formação e em espaços públicos, os quais buscam aprofundar questões sobre formação discente e docente, experiências profissionais e desafios implicados com a profissão, em articulação com os modos como os sujeitos narram suas histórias.
O ensino na educação básica: diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes
Sinopse: Já estávamos a merecer uma obra sobre o que vem ocorrendo na Educação Básica que nos apresentasse uma visão do estado da arte das pesquisas recentes realizadas, em sua maioria, por jovens pesquisadores. É com isso que “O Ensino na Educação Básica – Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes” nos brinda. Seus vinte e cinco capítulos estão organizados em torno das questões dos letramentos, dos debates acerca do ensino de história, de leitura e literatura, avançando para a reflexão sobre o verbal e o não verbal na sala de aula, para, então, tratar da importantíssima educação inclusiva e de práticas escolares contemporâneas.
Modos de arquivo: literatura, crítica, cultura
Sinopse: Modos de arquivo: literatura, crítica e cultura busca problematizar os vários conceitos de arquivo, trazendo-os para o âmbito das Américas. Os arquivos e respectivas implicações políticas atravessam quase todos os ensaios. Além disso, são realizadas associações entre o arquivo, a memória e a história; o arquivo e a contranarrativa; o arquivo e o “espaço biográfico”; a cidade como arquivo ou antiarquivo de imagens; memória oral e arquivo; o arquivo de literaturas nacionais e incorporação de línguas indígenas; o arquivo, gênero e etnias e o arquivo e romance de filiação. A reflexão sobre as relações entre o arquivo e diferentes suportes (como a fotografia, a arte da rua, o corpo e as revistas culturais) abre outras possibilidades para a compreensão dos arquivos no tempo em que somos seduzidos pela memória e vivemos apagamentos históricos. Além dos caminhos mencionados, a encenação dos arquivos em ficções e em poemas aponta para outras perspectivas de estudo. Como se arquiva a memória cultural? Quais as motivações que levam ao arquivamento do “eu”? Qual a ligação entre os arquivos e nosso tempo? Que políticas de memória estão associadas aos arquivos? Certamente,
essas são algumas das indagações rastreadas nos vários estudos reunidos na publicação sobre arquivos e relações interamericanas.
Poétiques de Paul Zumthor (1915-2015)
Sinopse: L’oeuvre multiple de Paul Zumthor reflète l’homme curieux de tout, le professeur de renom, le chercheur sans préjugés ni frontières. Son ampleur invite à privilégier trois axes, trois poétiques qu’il élabora au long de sa vie. L’étude du Moyen Âge est première, même si elle n’est pas exclusive. Issues des « poétiques médiévales », les « poétiques de la voix » s’en détachèrent suffisamment pour fonder de nouvelles approches des oralités vivantes et des vocalités. Les « poétiques nomades » se vouent enfin aux voies parallèles et croisées, suivies par le chercheur et l’homme, réflexions sur l’espace et le temps, sur la langue du romancier et du poète, sur l’inachèvement, dont Babel fut sans doute l’ultime chef-d’oeuvre.
Literatura marginal e sua crítica
Sinopse: Este livro dirige-se a quem se interessa pela produção cultural ligada à população em situação de rua das grandes cidades, seja como autores, seja como objetos de produção culturais várias. Os ensaios situam o conceito de marginalidade e, mais especificamente, o de literatura marginal, que trazem em si, inevitavelmente, o delineamento de espaços, uma vez que a palavra margem se contrapõe à ideia de centro, mesmo que tal relação, tão complexa, possa ser questionada e deslocada por diversos ângulos. De qualquer forma, não se pode escamotear o aspecto político aí contido, fruto das relações de poder que atravessam os espaços e, mais do que isso, os conformam. Incluam-se nessas cartografias o espaço da própria história da literatura em sua diversidade.
La renaissance des cultures autochtones
Sinopse: Cet ouvrage met en relief le nouvel essor des expressions culturelles autochtones et les conditions de leur réception. Il s’appuie sur des études et des analyses qui mettent en relief la manière dont nos sociétés se transforment, grâce à une véritable renaissance des cultures autochtones ayant cours depuis quelques décennies, et les enjeux et les défis que cela représente du point de vue de leur reconnaissance. Ce sont avant tout les relations entre sociétés autochtones et non autochtones qui sont appelées à être reconsidérées dans ce contexte, à travers des expressions littéraires, cinématographiques, théâtrales, performatives et politiques, qui appellent des interprétations susceptibles de changer les perceptions culturelles qui sont mises en cause des deux côtés de ces relations. Cet ouvrage table sur des rencontres qui permettent de nous reconnaître mutuellement selon de nouvelles avenues, plus respectueuses des conditions permettant de concevoir comment vivre en commun une expérience de réelle réconciliation.
Propostas Metodológicas de Ensino de Leitura
Sinopse: Este livro traz os resultados das pesquisas apresentadas no III Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Sergipe, no campus Alberto de Carvalho, situado na cidade de Itabaiana/SE, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS-Unidade de Itabaiana/UFS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Reunimos nessa coletânea textos que visam divulgar reflexões sobre diferentes metodologias de ensino de leitura na educação básica.
Práticas de Ensino 2: língua portuguesa e literatura
Sinopse: Este livro traz os resultados das pesquisas apresentadas durante o II Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2018 na Universidade Federal de Sergipe, no campus Alberto de Carvalho, situado na cidade de Itabaiana/SE, sob a organização do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS-Unidade de Itabaiana/UFS). Reunimos nessa coletânea textos que visam divulgar reflexões sobre diferentes metodologias de ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas para a Educação Básica, com suas interfaces de formação crítica do leitor capaz de interpretar e produzir textos.
Saberes de Vaqueiros: épica, ancestralidade e ofício
Sinopse: Os capítulos desta obra foram escritos por professores comprometidos com a reflexão de um Brasil rural, em que a figura do vaqueiro aponta para temas como as relações patrão – empregado, a vida no campo, a lida diária, o chiste, o lazer, entre outras formas de compreensão da sociedade. Os pesquisadores são oriundos da área de Antropologia, História, Semiótica e Letras, neste caso, a grande maioria participa do GT 10 de Literatura Oral, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Linguística Letras.
Reconstructions Du Brésil Dans Les Imaginaires Littéraires Français Et Francophones
Sinopse: L’histoire des relations culturelles entre le Nouveau Monde brésilien et la France puise ses origines dans les premiers établissements français installés dans la baie de Guanabara au cours du XVIe siècle. Des images ambivalentes des temps primordiaux – l’Indien inspirant fascination et répulsion – aux discours contemporains qui se déclinent, tantôt dans une trilogie réductrice (football, samba et carnaval), tantôt dans des images dysphoriques de réalités contradictoires, les représentations symboliques du Brésil en France ont toujours du mal à se départir du tropisme tropicaliste.
De guri a cabra macho: Masculinidades no Brasil
Sinopse: As problematizações acerca das performatividades masculinas no imenso território do Brasil exigem, aos pesquisadores e pesquisadoras, as análises de redes complexas sobre as quais atuam forças externas — os femininos — e internas — as diversas formas de produção das masculinidades. A disputa no plano cultural é, fundamentalmente, um enfrentamento em torno da atribuição de significados e sentidos que também interpelam as formas como os sujeitos viverão ou verão os marcadores das masculinidades. Nas interações vividas nos caminhos, distintas masculinidades se entrelaçam e se atravessam nas encruzilhadas produzidas nas redes de significados e performatividades quase sempre referenciadas por determinada lógica hegemônica da masculinidade. No livro, o leitor e a leitora encontrarão onze capítulos escritos por pesquisadores e pesquisadoras de instituições públicas de todas as regiões brasileiras e poderão produzir, a partir dos textos, um mosaico sobre os estudos a respeito das masculinidades no país.
Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura
Sinopse: O livro discute as relações sobre a aprendizagem na era digital. A obra se baseia nos textos desenvolvidos no I Seminário de Multiletramentos, Educação e Tecnologias (SEMET), realizado na Uneb, por pesquisadoras(es) dessa e de outras universidades. Por meio de uma abordagem baseada nessas pesquisas, o(a) leitor(a) se depara com um debate sobre os desafios do letramento, do ensino e da aprendizagem na construção do conhecimento na realidade da cibercultura.
Avaliação: Processos e Políticas – Volume 01
Sinopse: A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação.
Bios: Biopolítica e Filosofia
Sinopse: Nesta obra, o autor, um conceituado filósofo italiano contemporâneo, explora a confluência da política e da biologia no decurso do século XX, bem como as suas implicações filosóficas. Fazendo a ponte com o célebre texto de Foucault, Nascimento da Biopolítica, Roberto Esposito aborda o enigma da biopolítica, o paradigma da imunização e a filosofia da bios.
Griots – Literatura e Direitos Humanos
Sinopse: Este livro surgiu como resultado do IV Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas, GRIOTS, realizado de 19 a 21 de novembro de
2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, Natal, Nordeste do Brasil. O GRIOTS está ligado ao canto na sua origem, interligado à oralidade e sua riqueza infinda e, por isso mesmo, o evento, sob perspectivas diversas, atravessa, por meio da Literatura, a questão dos direitos humanos, da luta contra a violência às mulheres, especialmente as negras e as populações afrodescendentes, da luta dos excluídos, dos expulsos dos seus lugares, dos que permanecem universalmente à margem da riqueza, do prestigio e do poder e que precisam, a despeito de tudo que os dilacera, criar para si riqueza, prestigio e poder.
Espaces et littératures des Amériques: Mutation, complémentarité, partage
Sinopse: L’enjeu de cet ouvrage est de comparer les multiples expressions de l’espace continental des Amériques et de l’espace insulaire des Carabes qui lui fait face en analysant les modalités de renouvellement des mythes, des narrativités et des perspectives menant à la reconfiguration de cet espace. Les analyses sont structurées autour de quatre axes nourris par des réflexions portant sur les conflits et les croisements culturels, économiques, sociaux et politiques : 1) déplacements et traversées de frontières, 2) dynamiques urbaines et représentations, 3) confins, territoires et non-lieux et 4) espaces mémoriaux.